quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Todo texto fora de contexto é pretexto para heresia!!

Esse argumento é o preferido de muitos que defendem suas idéias e buscam seus própios interesses; mas a palavra já confirma isso: pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus.
No passado a igreja católica proibia a leitura da bíblia,por dizerem que só a eles cabiam a interpretação correta da mesma! Já hoje, muitos pastores até incentivam a leitura, mas frisam que o dom do ensino,de pastorear,pertence aos que tem o dom! Percebe-se que quando se ensinam em cursos de teologia, o assunto já é pré-formulado e irreversível, parece que a mente deles não se renovam!Rm 12-2( Não generalizando)

Paulo ensinou incansavelmente a palavra de Deus, e não consultou nem a carne e nem o sangue (Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai... Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.) !
Já o eunuco perguntou como entenderia se não lhe explicassem!
É claro que temos obrigação de ensinar,pastorear,exortar,mesmo porque Deus deu o dom de ensino a alguns(mandou-nos convencer aos contradizentes) mas isso não quer dizer necessariamente, que o professor, também não aprenda com o aluno!( ... Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários,Deus usa até mulas p/ falar!...) Enquanto a bíblia estava sendo escrita,Deus ia revelando aos seus profetas, tudo foi registrado,p/ o nosso ensino e proveito!( erros,acertos) Mas hoje temos a bíblia completa e o Espírito Santo que nos ilumina(... Jesus disse: porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.)
Se não fosse assim, Deus não mandaria examinar as escrituras, comparar as escrituras c/ a própia.Se não ficaríamos a mercê dos professores! Muito pelo contrário, Deus disse que o povo foi(é) destruído por falta de conhecimento!
E chamou a atenção para:Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.ESSES SÃO OS QUE NÃO PROGRIDEM, MAS REGRIDEM,NÃO CRESCEM NA GRAÇA E NEM NO CONHECIMENTO!
Nenhum pastor,professor de teologia pode dizer que Deus revelou somente a eles ( ou ao grupo que os formam) porque nenhuma profecia da Escritura provém de particular interpretação! Deus nos alerta que não devemos nos deixar levar por vãs filosofias!!( conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo) Se pesquisarmos no YouTube,ou até mesmo em nossas igrejas,perceberemos que alguns estudiosos, pastores se contradizem no que ensinam, defendem uma idéia, mudam de idéia ,já vi pessoas que pregavam maravilhosamente e depois que se formaram em teologia, mudam, falam palavras difíceis ,mudam de ponto de vista! Não estou me referindo aos que renovaram suas mentes , mas aos: Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
Devemos tomar cuidado: Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.Os indoutos não é necessariamente os que não tem formação teológica,mesmo porq a sabedoria desse mundo, é loucura p/ Deus.E sobre os inconstantes já mencionei! Difícil,porque são carnais(EU SEI! EU ESTUDEI ! EU ME FORMEI!) Porque quem é espiritual discerne tudo!( Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido) E: Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber.

Como saberemos se um texto (ensino,doutrina) está fora de seu contexto?
Se vcs repararem, eu já citei vários versículos,fiz um apanhado p/ tentar explicar a minha idéia!
Alguns podem dizer que eu saí do contexto,mas se pararmos p/ analisar, a palavra de Deus é um quebra-cabeça,temos que juntar as peças(os textos,palavras,versículos) Porisso se compara a escritura c/ as escrituras. Novo testamento c/ o velho. Acertos e erros. O que é p\/ ensino e o que é p/ proveito! O que era p/ os judeus, o que é p/ a igreja!
Deus é início, meio e fim. Ninguém conheceu a sua mente! Se Ele manda examinar as escrituras , eu vou percorrer toda a bíblia p/ chegar a uma conclusão,vou montando as peças do quebra-cabeça! Porq se fosse tão fácil,Ele não mandaria examinar.Em cada texto, Ele falaria de um determinado assunto, e não é assim, um mesmo assunto, está espalhado por toda a bíblia !
Vamos a um exemplo: A lei. Ensinamentos da lei encontramos tanto no V.T. como no N.T. Sabemos que Deus deu a lei atravéz de Moiséis, e essa era p/ ser obedecida.Sabia-se que quem não permanecesse,em todas as coisas escritas, seria maldito! Só que a ficha do povo não tinha caído, porq não tinham visão (estavam c/ o véu sobre o rosto)p/ se dar conta que ninguém conseguiria cumprir a lei! Quando Jesus veio, começou a ensinar que ninguém conseguiria cumprir a lei(hoje já temos a obrigação de entender isso) e foi p/ isso que Ele veio! PERGUNTO: Mesmo que se fale que o fim da lei é Cristo,isso adianta p/ alguns? NÃO! Estes estão com o véu sob o rosto,acham que é por obras e não por fé! Esses que defendem as obras, usam Tg 2-14 , tirando o texto do contexto,e não examinam o resto! Então lendo-se a bíblia,montaremos o quebra-cabeça.

No assunto dízimo: Encontramos a palavra,tanto no V.T. como no N. T. Mas o ensino mesmo,só no V.T.( todo o ritual de entrega) O esclarecimento no Novo quando Jesus diz que veio cumprir a lei!
Muitos usam o texto fora do contexto,e criaram essa heresia chamada dízimo, que tanto causa escândalos! Dízimo pertencia a lei, essa Jesus já cumpriu. Os que defendem a cobrança, usam Ml 3-10 e p/ defenderem que na nova aliança o dízimo permanece, usam Mt 23-23. Hb 7. p/ continuarem c/ a prática. Até admitem que Jesus cumpriu a lei(outros não!O QUE É UM ABSURDO!!), mas dizem q o dízimo continua porque antecede a lei, e citam o dízimo de Abraão. Só que na hora que cobram o dízimo saem do contexto, pois citam devorador, 10%,janelas dos céus, saindo do contexto que foi o dízimo de Abraão( sem ordenança,sem devorador,sem porcentagem,sem compromisso!!)

Veja como podemos percorrer a bíblia e buscar exemplos e montar o quebra cabeça, não perdendo o foco:
Paulo está explicando sobre a lei do V.T. no novo, e usa exemplo do V.T.( Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.) montando assim o quebra-cabeça! LEIA TUDO E ENTENDERÁ!

O MAIOR TEXTO FORA DE CONTEXTO, É O DÍZIMO NA GRAÇA!!


Outros exemplos que transcrevi:

Muitos pregadores, mesmo com formação em teologia, preparam seus esboços sem nenhuma preocupação em dizer aquilo que o autor do texto bíblico queria dizer. E isto é mais comum do que se imagina!
Três exemplos de versículos famosos:

Tudo posso naquele que me fortalece

Muito provavelmente, este é o versículo mais distorcido. Tirado de seu contexto, muitos concluem tratar-se de uma frase triunfalista, de alguém que pode conquistar seus alvos, que pode obter todas as coisas.
Mas o apóstolo Paulo não estava se referindo a conquistar ou a se obter algo. Antes, muito pelo contrário! Vejamos o contexto:

“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.” (Filipenses 4:11-14 RA)
Quando Paulo escreveu o famoso “tudo posso” ele passava por grande tribulação, pois estava encarcerado. Portanto, como se percebe na leitura do contexto, a interpretação correta é: “tudo posso suportar”.

Pedis e não recebeis porque pedis mal

Por mais de uma vez já ouvi pregadores usarem este versículo para ensinar o seguinte:

“Você precisa ser específico no seu pedido. Se você pede a Deus um carro, diga qual a marca, o modelo, se é completo; se está pedindo uma casa, especifique o bairro, com quantos quartos e banheiros, se quer piscina e churrasqueira; ou seja, você não tem recebido nada disso porque não tem pedido direito. Pedis e não recebeis porque pedis mal!”

Deus não responde orações de pessoas egoístas e mundanas. Nem sequer as ouve (Is 58:3; Jr 14:12-16) Mas, a fim de que ainda não reste nenhuma dúvida, vejamos então o contexto:

“De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:1-4 RA)

Somos mais do que vencedores

Usado fora de seu contexto, esta frase transmite a falsa idéia de que a vida do crente “é só vitória”, como costumam dizer alguns.

Mas o apóstolo Paulo especificou em quais situações é que somos mais do que vencedores. O versículo completo diz o seguinte:

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:35-37 RC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário