domingo, 7 de novembro de 2010

Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.

Gostaria de falar sobre Teologia,cursos,faculdade, Doutorado,Mestrado.Todos esses títulos atribuídos a estudiosos. Será que p/ se compreender,aprender,ensinar,interpretar a bíblia,precisamos de formação superior?

Referente ao título deste assunto, podemos perceber que a sabedoria do mundo, é loucura p/ Deus! Na bíblia encontramos a exortação, de não nos deixarmos levar por filosofias de homens (Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo) A palavra filosofia não veio de Deus,é um termo grego usado p/ a investigação, a argumentação, a análise, discussão, formação e reflexão das ideias sobre o mundo, religião, o Homem e o ser. Originou-se da INQUIETUDE gerada pela CURIOSIDADE em compreender e QUESTIONAR os valores e as INTERPRETAÇÕES aceitas sobre a realidade dadas pelo senso comum e pela TRADIÇÃO!! A partir da Filosofia surge a Ciência.

Os estudiosos da bíblia usam o termo Hermenêutica que siguinifica: Hermenêutica é um ramo da FILOSOFIA que se debate com a compreensão humana e a interpretação de textos escritos. A palavra deriva do nome do deus GREGO Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuíam a origem da linguagem e da escrita e considerado o patrono da comunicação e do entendimento humano.

A palavra teologia é muito conhecida no meio cristão- Teologia no sentido literal, é o estudo sobre Deus. O termo teologia foi usado pela primeira vez por Platão( GREGO) para referir-se à compreensão da natureza divina de forma ??RACIONAL??(LEMBRANDO, A SABEDORIA DESSE MUNDO, P/ DEUS É LOUCURA!)

PERGUNTO: O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? COMO O HOMEM PODE ACHAR QUE PODE ESTUDAR SOBRE DEUS?


Outra palavra que os estudiosos usam e dessa muitos se gabam,pois dizem que são extremamente capacitado, é a Exegese, mas o que siguinifica e de onde surgiu?
Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário. A exegese, assim como todo saber, tem práticas implícitas e intuitivas. A tarefa da exegese dos textos sagrados da Bíblia tem uma prioridade e anterioridade em relação a outros textos. Isto é, os textos sagrados são os primeiros dos quais se ocuparam os exegetas na tarefa de interpretar e dar seu significado. A palavra exegese deriva do GREGO exegeomai, exegesis; ex tem o sentido de ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por; quer dizer, no caso, conduzir, guiar.
PERCEBEMOS QUE TODAS ESSAS PALAVRAS ESTÃO LIGADAS ENTRE SÍ,SÃO USADAS POR ESTUDIOSOS,EM FORMAÇÃO TEOLOGICA ,VEM DO GREGO.PERCEBEMOS TAMBÉM QUE ESSES CURSOS ESTÃO PALTADOS EM SABEDORIA DE HOMENS,SUAS RAÍZES SÃO GREGAS!
OBSERVE ESSE VERSÍCULO:1 CR 1-22... os gregos buscam sabedoria...

SABEMOS TAMBÉM QUE RELIGIÃO E CIÊNCIA TEM SUAS DESAVENÇAS-... A partir da Filosofia surge a Ciência...(A CIÊNCIA INCHA). O HOMEM QUE ESTUDA MUITO A CIÊNCIA,SE DISTANCIA DE DEUS!
Quem nunca se deparou c/ um famosos teólogo, um pastor, um que tenha Doutorado,Mestrado... e percebeu um ar superior. Já em seus currículos,em seus perfis de blog,orkut, fazem questão de listarem todas as suas formação! EX: Licenciado em ..., Filosofia, Sociologia. * Bacharel em Teologia. * Ministro do Evangelho há tantos anos. * Diácono e presidente disso e daquilo. * Presidente e Fundador de determinada organização "Ministério disso e daquilo" – Palestrante,Professor, consultor, Autor de tais livros.....etc....etc...etc. Se vc se deparar c/ um homem desse, dá até medo, não dá? Se ele diz que determinado texto da bíblia não é como interpretamos e sim como ele interpretou, pois ele é capacitado, vc acaba acreditando, não é?
MAS LEMBRANDO, A SABEDORIA DESSE MUNDO, P/ DEUS É LOUCURA E ELE APANHA OS SÁBIOS NA SUA PRÓPIA ASTÚCIA!

Paulo foi um tremendo Apóstolo, professor,presbítero. Mas não vejo ele c/ um currículo nas mão, muito pelo contrário, veja o que ele fala e de que ele se gaba: Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós? (HOJE, O PREGADOR QUE MAIS ESTRELAS TIVER EM SEU CURRICULO, SERÁ O MAIS COTADO)Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. SERÁ QUE AS OVELHAS DESSES TAIS,TEM UM BOM AMADURECIMENTO ESPIRITUAL, OU NELAS SÃO POSTAS RÉDIAS CURTAS,OU TAPAS, FAZENDO QUE AS OVELHAS SÓ SE ORIENTE POR QUEM ESTÁ POR TRÁS O PULPITO.OU CABRESTO ,OU FREIO ?


A intenção de Paulo, é que as ovelhas tivesse, crescimento espiritual, Ele até repreende os que pelo tempo já deveriam ser mestres, mas precisam de novo voltar ao B,A BA!
Uma vez ele se gloriou: Pois que muitos se gloriam SEGUNDO CARNE, eu também me gloriarei. São hebreus? também eu. São israelitas? também eu. São descendência de Abraão? também eu.São ministros de Cristo? (FALO COMO FORA DE MIM) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os FALSOS IRMÃOS;Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.ISSO QUE É GLÓRIA!! E NÃO ESSES TAIS TÍTULOS,MAS NISSO NINGUÉM SE FORMOU!! MAS PAULO DIZ: Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha FRAQUEZA!!.
NA VERDADE É QUE MUITOS PREGAM A CRISTO POR INVEJA,PORFIA,INVEJA,ACHANDO QUE A PIEDADE É FONTE DE LUCRO,POR CONTENÇÃO,NÃO PURAMENTE!!(POIS MESCLAM A PALAVRA C/ SABEDORIA DE HOMEM)
Uma vez assistindo a um culto, um pastor conhecido disse gloriando-se que a obrigação dele, era dar banho de bíblia em qualquer ovelha!!!! Agora, imagina o temor que isso causa numa pessoa mais simples! Logo se vê, que ninguém pode interromper a alguém que está trazendo a palavra, porq esse,é autoridade. Dizem que a hora da palavra é sagrada! Mas a hora da palavra só é sagrada se ela traz crescimento espiritual a quem ouve(exorta,consola e edifica) E o certo, é a ovelha ter a liberdade de fazer uma pergunta e obter um esclarecimento justamente nessa hora, tem coisa mais sagrada que isso? Jesus estimulava as perguntas e não se negava a respostas, e entre ele e as ovelhas, não havia títulos e nem púlpitos!!

Voltando as formações teológicas...
Quem está habilitado a interpretar a bíblia? É certo que Deus distribuiu dons, inclusive o de professor,mestre( sendo que esse título, não é p/ a exaltação pessoal,porisso vem a repreensão: a ninguém chameis de mestre!!Mas nem porisso, uma pessoa sem formação no ponto de vista do homem, não tenha a capacidade de interpretar a bíblia! LEIA: Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou...Não é somente a partir de uma formação ou de um líder, que vem a perfeita interpretação da bíblia: sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação(interpretação)
Eu já presenciei Deus usando uma pessoa que nem sabe ler,muito menos formação possuia, mas Deus o usou maravilhosamente! Se percebe que não depende de quem quer,ou de quem corre(no sentido de formação) Mas de quem Deus capacita! Lógico que mesmo a pessoa sendo analfabeta, a capacidade não vem de mãos beijadas, ela no mínimo se esforça p/ assistir os cultos, escolas dominicais,ouvir pregações(ter um mínimo de conhecimento da palavra) O que dirá de quem mesmo que não tenha formação, mas saiba ler, e medita dia e noite,examina as escrituras! Mesmo porque Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.Independente de formação ou não!
É interessante notar que Timótio aprendeu a bíblia c/ sua mãe e sua avó,não em nenhuma faculdade. E sua avó tinha um desfio, era casada c/ um grego!
Todos sabem que eu não apóio a cobrança de dízimos,como muitos outros. Mas tem os que defendem ,praticam e ensinam! Dificilmente num curso de Teologia, se ensinará que o dízimo não é válido,muito pelo contrário! Não sei sua opinião, mas se a cobrança de dízimos seja errada, isso é, eu e muitos outros estejam certos, o que se ensina na maioria dos cursos, não passa de engano,filosofias de homens!! E como já disse antes, a palavra Teologia e seus derivados, vem dos gregos .Deus não mandou que se criassem escolas p/ se ensinar teologia,nem poderia, porq a palavra vem do grego e não da bíblia.A matéria dos ditos cursos,são pré-formuladas,vem de anos(assim como o dízimo) Esses teólogos não renovam suas mentes(Rm 12-2), não crescem na graça(prova disso é a cobrança de dízimos) e nem no conhecimento! E como pode um cego guiar outro? Cegos porq estão c/ o véu sobre o rosto!
Se por um acaso exista ou criem uma escola p/ se ensinar a palavra, ela tem que estar pautada na bíblia e não em vães filosofias! E nem pode cobrar p/ isso,temos que dar de graça o que de graça recebemos(...E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?...)Mas esses se gloriam,se gabam! Mas Deus diz que mesmo c/ toda a formação,ainda não sabem como convém( 1 Cr 8-2) Porisso Deus pega os sábios na sua astúcia( 1 Cr 3-19) Porisso que não sabem como convém ainda,porisso Deus pega as coisas fracas desse mundo e confunde as fortes,porisso Deus usa mulas p/ falar,porisso que os membros q parecem terem menos valor,tem até mais! Porisso muitos professores de teologia dirão naquele glorioso dia:Senhor, Senhor!
A capacidade que Paulo tinha,não veio nem da carne e nem do sangue,nem de cursos.Ele recebeu do Senhor o que nos ensinou! Porque em tudo fomos enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento.Devemos nos exortar mutuamente!Deus não quer q haja dissensões,mas isso é causado justamente pela separação que se fazem dos capacitados( Formação superior(do mundo) e das humildes ovelhas!) Deus enviou a Paulo para evangelizar; não em sabedoria de palavras(filosofias de homens), para que a cruz de Cristo se não faça vã.!
Vc já reparou como esses homens falam difícil? Como são persuasivos?...Paulo falou que a palavra e a pregação dele , não consistia em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder!P/ q a nossa fé, não se apoiasse em sabedoria de homens!
... Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério( A GRAÇA), a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.A GRAÇA É O NOVO ENSINO,NA GRAÇA,TEMOS Q DAR DE GRAÇA O Q DE GRAÇA RECEBEMOS, NA GRAÇA,NÃO SE EXIGE,NÃOSE ORDENA,NÃO SE COBRA DÍZIMOS! ... Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. SE TE COBRAM P/ VC APRENDER A PALAVRA, SAI FORA!! SE TE COBRAM P/ PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DA IGREJA, SAI FORA! SE O PREGADOR SÓ VEM PREGAR EM SUA IGREJA,SE FOR PAGO, SAI FORA!!
... Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.QUANTOS TEOLOGOS FORMADOS,SÃO HOMENS TOTALMENTE NATURAIS,SEU CONHECIMENTO ,NÃO É APROFUNDADO NO ESPÍRITO! UM PADRE TEM FORMAÇÃO TEOLÓGICA, UM ESPÍRITA TAMBÉM! Porisso temos que comparar as escrituras c/ as escrituras,fazer como os varões de beréia! Jesus é maravilhosos, ele falava por parábolas,aos olhos dos homens naturais,loucura! Mas aos olhos dos espirituais,pérolas! Tanto é que a multidão ficava admirada,Jesus era tão simples e tão profundo!
Onde que na bíblia vem dizendo que para ser pastor, tem que ter formação(do mundo) superior? Nada temos, se do céu não for dado!! Porisso tem muitos pastores que sabem de cor, enumerar todos os livros da bíblia(confesso que eu não consigo), decorar versículos e suas localizações!(me perco!,mas sei que existem e quais são) E fazem um sermão c/ tanta sabedoria, mas não preenche nossos corações!
Paulo falou que se mesmo ele ou um anjo descesse dos céus trazendo outro evangelho,p/ não aceitarmos.Porque aceitaremos pastores que se desviam da verdade, que começam pelo espírito e terminam na carne? Não se deve ir além do que está escrito!
Se deixe levar pelo espírito e não por picaretas,mercenários. Se vc é de Deus, ele não te deixará confundido(Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento) , p/ isso, vc não pode confiar no homem,maldito o homem q confia no homem! E como todo homem tropeça em palavras, o que dirá dos exaltados, esses Deus abate, os apanha em sua astúcia! Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.
TU, POIS, QUE ENSINAS A OUTRO, NÃO TE ENSIANS A TI MESMO?TU, QUE PREGAS QUE NÃO SE DEVE FURTAS,FURTAS? TU QUE DIZES QUE NÃO SE DEVE ADULTERAR,ADULTERÁS?TU QUE ABOMINA OS ÍDOLOS,COMETES SACRILÉGIO?...Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
Os pastores,professores dizem q não se deve roubar, mas roubam, roubam a verdade,roubam a glória de Jesus,pois pregando o dízimo faz de Jesus um incapaz! Eles adulteram a palavra p/ proveito próprio! São adúlteros, pois traem a Jesus! Se tornam ídolos entre as ovelhas! Transgridem a lei de Deus nos 2 sentidos, se guardam o dízimo, deveriam guardar toda a lei- mas desobedecem a lei de Jesus- Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra... Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele... SE PEDIRES ALGUMA COISA EM MEU NOME, EU O FAREI! Jesus não mandou pagar o dízimo, o dízimo Ele pagou na cruz! Peça q ele fará, ele não cobra nada!... Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; DO MESMO MODO QUE EU TENHO GUARDADO OS MANDAMENTOS(LEI) DE MEU PAI, e permaneço no seu amor. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei... Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; APARTA-TE DOS TAIS!!
COMO DISSE ANTES,ESSES ENTITULADOS,DECORAM TODA A BIBLIA,MAS IGNORAM AOS MANDAMENTOS. SABEM GENEALOGIAS,TODO O RITUAL DA LEI E A ENTREGA DO DÍZIMO,QUE NÃO FAZ PARTE DA GRAÇA, MAS SERÁ QUE ISSO É PROVEITOSO? A LETRA9LEI) MATA!! ... nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé... Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis.!!! UM POUCO DE FERMENTO FAZ LEVEDAR TODA A MASSA, PORISSO QUE NESSES CURSOS SE ENSINA SOBRE DÍZIMO, E AS OVELHAS ACABAM SE CONTAMINANDO!!


OS COBRADORES DE DÍZIMOS, AMAM A SÍ PRÓPIOS,E NÃO AS OVELHAS, MUITO MENOS A JESUS! PASTORES QUE A SÍ MESMOS SE PASTOREAM!

...E NÃO ENSINARÁ JAMAIS CADA UM A SEU PRÓXIMO,NEM CADA UM AO SEI IRMÃO, DIZENDO: CONHECE AO SENHOR, PORQ TODOS ME CONHECERÃO, DESDE O MENOR DELES ATÉ AO MAIOR!!...







Contador Grátis

Um comentário:

  1. emperor casino | Shootercasino
    Emperor casino has a high limit limit for slots that febcasino are not high limit, 제왕 카지노 I tried kadangpintar it for free, it is a great site to play slot games from

    ResponderExcluir