sábado, 13 de novembro de 2010

Jesus se tornou fiador de superior aliança.

Sabemos que Deus provou a fé de Abraão quando ele ainda era Abrão-Gn 12-1-
Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 7 Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.15 Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.16-E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada...E ABRAÃO FOI JUSTIFICADO POR FÉ!
E sendo ainda Abrão,já possuindo as promessas e sendo já justificado,foi esse Abrão quem deu o dízimo a Melquisedeque(GN 14-20),sendo que deu 10% a Melq.,devolveu a parte de Ló q havia sido roubada e o resto ao rei de Sodoma, não ficando assim com nada!

Mas foi c/ o Abrão justificado e já abençoado, que Deus fez uma aliança,não pelo fato dele ter dado o dízimo,mas por que era um escolhido. E nessa aliança,não entra o dízimo, e sim todo um ritual de circuncisão!...Gn 17-5- Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.9- Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.10-Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado...SE QUEREM MANTER O DÍIMO DE ABRAÃO QUE NEM PARTE DA ALAINÇA FAZIA,PORQ NÃO MANTEÊM TAMBÉM A CIRCUNCISÃO?... Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações ...
Abrão já poderia ter dado o dízimo em forma de dinheiro,porque já era rico e tinha dinheiro(Gn 17-13) e poderia também ter dado como o dízimo da lei, primícias da terra e do gado,Mas Abrão dizimou despojos de guerra e voluntariamente!
Abraão tinha a obrigação de ensinar essa aliança aos seus descendentes (...Gn 18-19- Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo...)... GN 26-5-Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.NÃO VEMOS MAIS ABRAÃO DIZIMANDO,NEM PASSANDO ESSE ENSINO A ISAQUE,PORISSO NÃO VEM RELATADO ISAQUE DANDO O DÍZIMO! Mas se vemos Jacó dizimando, isso não quer dizer que tenha sido ensinado,mesmo porq o dízimo de Jacó,é diferente do diz. de Abraão,e o de Jacó,ele só daria se Deus o abençoasse!E ele estava com medo de Esaú!
E se por uma remota hipótese,o dízimo tenha sido ensinado a Abrão(como lei Gn 26-5), coisa que sabemos que não foi,Jesus já o livrou dessa obrigação na cruz!! Porq na cruz, Ele cumpriu a lei,e firmou uma nova aliança!! E se na aliança de Deus c/ Abraão,querem acrescentar algo sem a permissão de Deus, Deus lhes acrescentara os flagelos escritos neste livro!!... Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. Por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.






Contador Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário