domingo, 7 de novembro de 2010

NÃO DÊ O DÍZIMO, VOCÊ ESTARÁ SEPARADO DE DEUS!

Abraão dizimou por livre vontade Gn 14-20 ,mas de onde veio esse costume?
Sabemos q na bíblia, a primeira vez q é citado, é quando Abraão deu o dizimo a Melquisedeque, mas não vemos antes disso, Deus ensinando,ordenando e nem Abraão ensinou a Jacó, se não ele não barganharia c/ Deus, SE tu me deres... eu te darei...,logo concluímos que já era um costume dos povos antigos.Mas quando Deus estabeleceu a lei(estatutos=lei cerimonial, só p/ Israel),Ele incluiu o dízimo como ordenança e sob pena,castigo, caso não fosse obedecido! Dt 10/10-13/11-1,8,17!,28/12-6!! Lendo também esses textos,percebemos que teríamos recompensa caso obedecêssemos( NA VELHA ALIANÇA)!
É como no caso dos Reis, já era costume de outros povos,mas o povo de Deus não tinha um rei,e querendo um, Deus assim permitiu e levantou Saul. 1 Sm 8-6 Sendo q a vontade de Deus foi dar à eles um Rei que iria definitivamente cumprir toda a vontade de Deus(ordens,estatutos,leis)
Uns alegam que se o dízimo foi praticado antes da lei por Abraão(antecedendo),ele deva hoje ainda permanecer no meio do povo de Deus! Mas temos consciência que logo depois, Deus o incluiu na lei ,e essa lei,foi dada por meio de Moiséis. Então temos duas saídas, praticar o dízimo de Abraão ou o de Moiséis! Sendo que o de Abraão, foi dado voluntariamente,Abraão não ficou com nada,mesmo porque muitas das posses que ele recuperou pertencia a Ló Gn14:16,o dizimo não era do suor de seu rosto e nem se tratava de dinheiro.Não foi entregue na casa do tesouro,eram despojos de guerra,não diz que Abraão entregava mensalmente,não vemos mais Abraão dizimando,só a vez q foi dado a Melquisedeque...
Já o de Moiséis, não se tratava de dinheiro,se exigia dízimos em forma de coisas produzidas pela terra: grãos, gado Lv 27:30-31 . Era destinado somente aos Levitas Nm 18-21. (pois esses, não tinham herança), quando alguém se propusesse a entregar o dízimo, mas morasse longe do templo, poderia ser vendido,tranformando-o assim em dinheiro e poderia-se comprar, de tudo o que o dizimista desejasse.Dt 14-22...29,/ e também era para socorrer órfãos,viúvas,estrangeiros,levitas, mas não em forma de dinheiro, pois o dízimo não se tratava de dinheiro Dt26-12 Foi mandado ser entregue aos levitas,na tenda da congregação e por final, na casa do tesouro. Ml 3-10.
Concluímos então que se Jesus veio cumprir a lei, Mt 5-17ninguém mais precisa dar o dízimo. Mesmo porque é provado que ninguém poderia ser capaz de cumprir a lei, pois a lei é Santa Rm 7-12, e só um Santo para cumpri - lá! E se tornava maldito todos que não permanecessem em todas as coisas escritas no livro da lei, para fazê-las Gl 3-10. E quando Jesus cumpriu a lei,por tabela,ficamos kits com Deus, pois cremos na suficiência do seu sacrifício na cruz. CONSUMADO ESTÁ!! João 19:30
Repare que antes éramos malditos, pois não tínhamos a capacidade de cumprir a lei,roubávamos a Deus Ml 3-8,estávamos sob ordenanças.Hoje só é maldito àquele que quer continuar a praticar a lei,caindo da graça Gl 5-10(pois graça é favor imerecido, e quem dá o dízimo,está esperando bênçãos dos céus,acha que merece alguma coisa) ,não faz a vontade de Deus, pois qual é a vontade de Deus? A vontade de Deus é crer na suficiência do sacrifício da cruz,crer naquele q Deus enviou , e porque Deus enviou a Jesus? R: P/ cumprir a lei! Jô 6-28, nos reconciliar c/ Deus Rm 5-10, pagar nossas dívidas(no tempo em q roubávamos) Cl 2-14, não temos mais como roubar(não há mais nada a ser pago,)! E assim obedecemos aos mandamentos de Jesus,assim como Ele obedeceu aos mandamentos de Deus!Jo 15-10Jesus obedeceu cumprindo a lei e nós obedecemos crendo que ele cumpriu! João 19:30
Agora repare que como uns alegam que deva-se pagar o dízimo,mesmo porq ele antecede a lei, deve-se então praticar o dízimo de Abraão,mas já ficou claro que o dízimo de Abraão, nada tem a ver com o que hoje é ensinado,exigido,ordenado sob pena de ameaças!! Os pastores que estão a enganar,ou q estão com véu sobre o rosto 2 cr 3-14, usam argumentos da cobrança do dízimo da lei para cobrar o dízimo de Abraão que nem exigido era, como: maldição,devorador,casa do tesouro,janelas dos céus etc...
Mas a bíblia diz q só será salvo àquele que crer em Jesus Cristo, mas o que é crer?, R: crer é ter a consciência de que só se é salvo pela graça,sem precisar fazer nada como obras,principalmente as da lei,é crer q na cruz, Jesus pagou a dívida,nos reconciliou c/ Deus,rasgou a cédula que era contra nós q constava em ordenanças!!! Por isso diz que contra o amor não há lei Gl 5-22,23, como posso mostrar o meu amor,sendo obrigado a dar o dízimo? Se eu amasse de verdade,o daria por gratidão,reconhecimento!
Repare nesses versículos:Gl 3- 10 Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),SÓ SEREMOS MALDITOS SE CONTINUARMOS A DAR O DÍZIMO,PORQ SE JESUS SE FEZ MALDIÇÃO POR NÓS,NÃO PODERIAMOS ESTAR MAIS SOB MALDIÇÃO CASO NÃO ENTREGUEMOS NOSSOS DÍZIMO!!
VAMOS VER O QUE ERA O GARFANHOTO? Lv 11-23 ...o gafanhoto devorador segundo a sua espécie...Joel 1- 4 O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor.Naun 3-16 ainda que fizeste os teus negociantes mais numerosos do que as estrelas do céu, o gafanhoto devorador invade e sai voando.
E POR ÚLTIMO!!!O QUE OS PASTORES ADORAM CITAR!! ML 3- 11 Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.SERÁ Q SE TRATA DO DIABO? CLARO Q NÃO,E SIM DO GARFANHOTO(INSETO)!!, no novo testamento não se fala mais em devorador, e como pode alguém dizer que tem um demônio chamado devorador que só sai se vc der o dízimo? Isso não passa de uma heresia, pois com isso, desprezam o poder do sangue de Jesus e o seu sacrifício na cruz!!
CASA DO TESOURO-Ml 3-10 Mas hoje a casa do tesouro existe? NÃO!!!
Quando Jesus derrubou a mesa dos cambistas e disse q sua casa seria chamada casa de oração e não de comércio(é o q vemos hoje) ele disse também q a destruiria e a reconstruiria em 3 dias, se tratando porém, de seu corpo!! E por um acaso Jesus recebeu em vida,dízimos, como Melquisedeque, isso é, se a sua semelhança estivesse paltada em dinheiro! A semelhança de Jesus com Melquisedeque, era q Ele não tinha nem começo de dias e nem fim,simbolizando a eternidade de Jesus! Hb 7-6
Na primeira aliança, que era firmada no cumprimento da lei, Deus prometia abrir as janelas dos céus,já na nova aliança, Ele nos abriu uma porta Jô 10-9 e já somos abençoados c/ toda a sorte de bênçãos Ef 1-3,hoje temos muito mais valor Mt 6-26, pois na antiga aliança,a lei era mais importante,quem descumprisse,poderia ser até apedrejado!
Quando Jesus cita o dízimo na passagem de Mt 23-23, Ele está falando a judeus, que viviam sob a lei e disso faziam questão,mas mesmo assim, como qualquer um,não conseguiam cumprir todos os preceitos,deixando de lado, o que é muito mais importante do q o dízimo(a justiça, a misericórdia e a fé) Jesus aconselhou-os a continuar sim a dar o dízimo,mesmo porque Jesus ainda não tinha morrido na cruz, rasgado a cédula,nos reconciliado c/ Deus e nada estava consumado!
Medite nesse versículo:Hb 8-13...Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.ENTÃO JESUS NÃO PODERIA AINDA DIZER A ELES Q NÃO DEVERIAM DAR O DÍZIMO-Por isso diz q o fim da lei é Jesus Rm 8-30- E a lei não é p/ os justo.Outro versículo prova q Jesus não poderia dizer q não se pagasse o dízimo é:Gl 4- 1 Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro (Jesus)é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.JESUS ESTAVA SOB A LEI-
Também em Lc 18(todo ele) vc percebe q o dízimo não estava sendo ensinado,mas mostrando q o dízimo não justifica ninguém, pois o fariseu,estava a se gabar. E não é o mesmo que fazem os dízimistas,são induzidos a darem testemunhos a respeito do dízimo.Tem em seus carnês o carimbo da secretária e ou no mural seus nomes em destaques!(doutrina de homens) Já os que não dão ou estão em falta,são envergonhados. Mas nessa passagem, quem será justificado?o que dá ou o que não dá?
Não devemos constranger a ninguém,ameaçar,envergonhar,pois foi p/ liberdade que Cristo nos chamou,não somos servos de homens,1 Cr 7-23/Gl 5-1- nada mais do que escravizante, cumprir uma meta mensal de 10% sob pressão,estar sob esse jugo!
Em Hb 7, vemos novamente a citação do dízimo,mas novamente digo, se é o dízimo de Abraão q devemos dar, ele nada tem a ver com o que hoje é exigido! Mas reparem:friza que eram os levitas q podiam tomar o dízimo do povo e não os pastores,7-11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?PERGUNTO: O DÍZIMO APERFEIÇOA ALGUÉM? PRA QUE ENTÃO OUTRO SACERDOTE?( JESUS)
E SE A SEMELHANÇA DE JESUS C/ MELQUISEDEQUE FOSSE RECEBER DÍZIMOS, NÃO VIMOS ISSO NA BIBLIA!... Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.(AGORA NOVA ALIANÇA, A GRAÇA)... Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade(VELHA ALIANÇA,Q INCLUIA O DÍZIMO) De tanto melhor aliança Jesus foi feito FIADOR= Pessoa que afiança outrem, tomando sobre si a responsabilidade de desempenhar a obrigação do fiado, se este a não cumprir.RM 4-5 Mas, àquele que não pratica( ENTREGA O DÍZIMO), mas crê naquele que justifica(FIADOR JESUS) o ímpio, sua fé lhe é imputada como justiça.
Em mais nenhum livro do Novo testamento, encontramos a palavra dízimo e nem ensinamentos p/ a nova aliança!!!!!!! Muito pelo contrário, diz q devemos contribuir segundo propormos em nossos corações!!2 cr 9-7, não por tristeza e nem por necessidade!! QUEM DÁ O DÍZIMO, DÁ POR NECESSIDADE, NECESSIDADE DE CUMPRIR A META DOS 10%,NECESSIDADE DE SER ABENÇOADO,ESPERANDO AS JANELAS SE ABRIREM!
Concluindo então que enquanto Jesus ainda não tinha consumado sua missão, ele não poderia impedir a entrega de dízimo,sendo q Ele mesmo não recebeu. Depois que consumou, o dízimo não é mais citado, a não ser em Hb 7- sendo q não está nos induzindo a dar,como já falei, Jesus não recebeu dízimo, mas está mostrando que uma nova aliança foi feita Hb 7-19.
Se o N.T. ensina o dízimo, deveríamos então não dar mais 10% e sim tudo, isso se a semelhança de Jesus c/ Melquisedeque estivesse ligada ao dízimo, então Jesus se fazendo superior,deveria-mos entregar tudo, assim como no começo da igreja,onde eles vendiam o que tinha e repartiam entre sí !!
Uma passagem que relata bem que nós somos donos do nosso dinheiro e de nosso bens, é está: At 5-3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
AÍ A FUNÇÃO DO DIABO, FOI CONVENCER ANANIAS DE QUE ELE ESTAVA SENDO OBRIGADO A ENTREGAR SEUS BENS,COMO É NO CASO DO DÍZIMO, JÁ QUE DIZEM QUE TEMOS ESSA ORDENANÇA DA PARTE DE DEUS!
ANANIAS TAMBÉM PODERIA ESTAR PENSANDO QUE ELE DEVERIA ENTREGAR TUDO, JÁ QUE ERA AGORA ASSIM QUE OS CRENTES FAZIAM, SENDO QUE ELES FAZIAM POR LIVRE E ESPONTANEA VONTADE!
QUANDO CITA QUE ELE RETEVE PARTE DO PREÇO DA HERDADE, PODERIA TER CITADO EXATAMENTE OS 10% DO DÍZIMO, QUE PERTENCE A DEUS .
MAS É BEM LÍCITO QUANDO DIZ Q SE ELE GUARDASSE OU SE VENDESSE OS BENS, TUDO ERA DELE, ESTAVA SOB O PODER DELE E NÃO CITA Q OS 10% ERA DE DEUS! QUANDO NOS SENTIMOS OBRIGADOS,TENDEMOS A PECAR(MENTIR,ENGANAR,ESCONDER,TRAPACEAR...) PORQ CONTRA O AMOR, NÃO HÁ LEI!!
Essa questão é muito perigosa, pois muitos estão pensando que estão agradando a Deus, que irão p/ os céus e na verdade,não vão! Pois muitos serão chamados, porém poucos escolhidos.os q se justificam pelas obras, serão os q dirão: Senhor,Senhor...em teu nome fizemos inúmeras coisas, inclusive demos os dízimo!! Mas ouvirão: Apartai-vos de mim!!! Porque assim se justificava o fariseu(dou o dízimo de tudo o que possuo)
Não adianta dizer q vc não está separado de Cristo, só porq vc pratica o dízimo de Abraão, só q vc o faz,obedecendo regras do dízimo da lei!!! Rm1-32 Não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem(ensinam,acham que mesmo reconhecendo que não é obrigado,continuam a fazer porq não faz mal(quem com Deus não ajunta, espalha!) Quem paga o dízimo, mesmo q seja nas melhores das intenção, expõem Jesus ao vitupério. Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade- Esse dinheiro q vc entrega todo o mês, aos olhos de Deus, é inútil!! Em vão vc adoram! Mt 15-8, esse zelo que vc tem em trazer o dízimo,não vale nada(Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.Rm 10-2) Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?(na desobediência)... E assim invalidastes, pela vossa tradição( o seu costume), o mandamento de Deus( a palavra dízimo, não existe na nova aliança)...

Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens...E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.( se o diz. é errado, tem que ser condenado) . Quem não é por Ele,é contra.Se Ele diz que cumpriu a lei,consumou,mesmo vc dando o diz. reconhecendo de coração que ele não é uma obrigação, não está declarando c/ sua atitude, o está negando pelas suas obras! Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Os quais, conhecendo a justiça de Deus(A GRAÇA) (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem(MESMO COM BOA INTENÇÃO), mas também consentem aos que as fazem.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?

Estatuto=lei cerimônial,só p/ Israel,só p/ àquela região/A palavra estatuto é diferente de contrato social, pode referir-se a uma variedade de normas jurídicas cuja característica comum é a de regular as relações de certas pessoas que têm em comum pertencerem a um território ou sociedade(Israel).
Nós estamos no séc.XXI,não pertencemos a Israel,não a terrestre,não temos o costume de viver da plantação,criação,logo de tabela,não dizimamos.Se continuam a insistir que devamos entregar 10% de nossas rendas, eu digo que NÃO! Pois o trabalhador é digno de seu salário! E novamente, o dízimo só era p/ os levitas,hoje todo o homem tem a ordem de tirar do suar de seu rosto, seu sustento e isso antecede a todas as leis- E no 10º mandamento,somos ensinados a não cobiçar nada dos outros,mas quando sabemos q um irmão alegou q sendo fiel na entrega do dízimo, Deus lhe deu casa, carro,bens...Aí vc começa a cobiçar e dá o dízimo c/ a intenção de receber favores!! E se o próprio Deus manda não cobiçar, será q Ele tá de olho no nosso dinheiro? Logo ele q não precisa ser servido por homens,que é auto-suficiente,que veio p/ servir e não ser servido????
Você por um acaso tem podido comprar tudo que sua alma deseja com o seu dinheiro? Será que sobra algum depois de tirar os 10%,as ofertas voluntárias,os itens das inúmeras listas que passam na igreja,a oferta especial,a oferta p/ missões(essa eu concordo)a oferta especial p/ um irmão que vem cantar,pregar, o cds q nos oferecem na igreja p/ cumprir a meta se não o pregador,cantor não virá, campanha do kilo(o dinheiro do dízimo é que deveria ser usado p/ comprar tais alimentos),! UFÁ!!
Será que sobra ainda p/ vc pagar contas,aluguel,prestações,compras e tudo o que tua alma deseja? Porq novamente digo: diguino é vc trabalhador do seu salário!! E ainda tem mais... será que quando vc encontrar um irmãozinho no caminho necessitado, vc terá p/ ajuda-lo, ou o dinheiro já acabou,depois de tantas exigências,de tanto pede-pede? (A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.ESSE É O DÍZIMO Q VC DEVE PRATICAR,DAR C/ UMA MÃO, SEM A OUTRA SABER,NÃO É DAR TESTEMUNHO DIZENDO QUE DEU TANTOS POR CENTO DE DÍZIMO AOS QUATRO VENTOS!!!
Hoje na graça,se possível fosse, os pastores mandariam apedrejar os que não dizimam ou que estão em falta!! Na verdade,só em colocar num mural ,ou uma observação no seu carnê(que passa pela mão de obreiros) não passa de um apedrejamento moral e espiritual!! Quantos já não estão mortos!!! E o apedrejamento dos dons, isso porque, se vc não dá o dízimo, vc não pode cantar,pregar ,ser consagrado a diácono,dentre outras coisas!! DEVEMOS DAR DE GRAÇA,SEM PRECISAR PAGAR NADA,O QUE DE GAÇA RECEBEMOS E UNS ACHAM QUE O DOM DE DEUS SE ALCANÇA POR DINHEIRO AT 8-20- E COMO DIZ NA PALAVRA: OS DONS DE DEUS SÃO SEM ARREPENDIMENTO,VC DEVE EXERCER P/ BENEFÍCIO DOS OUTROS,INDEPENDENTE DE TER DADO OU NÃO O DÍZIMO.MAS CERTOS PASTORES SE ARREPENDEM DE TEREM DADO CARGOS,OPORTUNIDADES...CASO A PESSOA DEIXOU DE CONTRIBUIR!!!
Medite nesse versículo:Hb 8-13...Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. Esta velha aliança estava perto de morrer, de tão velha,e se depois q Jesus ressuscitou,alguém por ventura continuasse praticando o dízimo,devido ao costume,certamente iriam perceber q já fazia parte do passado! ENTÃO JESUS NÃO PODERIA AINDA DIZER A ELES Q DEVERIAM PARAR DE DAR O DÍZIMO,A aliança estava velha,mas não tinha morrido ainda!


Por isso diz q o fim da lei é Jesus Rm 8-30- Mt 9-17-Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam... as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo...
Outro versículo prova q Jesus não poderia dizer q não se pagasse o dízimo é:Gl 4- 1 Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro (Jesus)é menor, em nada difere de escravo(q esta sob a lei), posto que é ele senhor de tudo.
Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.OS Q DÃO O DÍZIMO, RECARIAM!! ESTÃO C/ O VEU SOB O ROSTO! E É IMPOSSÍVEL SEREM NOVAMENTE RENOVADOS P/ ARREPENDIMENRO,PORISSO CONTINUAM PREGANDO O DÍZIMO!
Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor.PORISSO JESUS NÃO ENSINA O DÍZIMO P/ A IGREJA, E SE ANTES ELE NÃO PROIBIU A ENTREGA,É PORQ AINDA NÃO TINHA CUMPRIDO ALEI.JESUS SERIA UM TRANSGRESSO SE EM HB 7,O DÍZIMO FOSSE A QUESTÃO!
Mais provas p/ quem ainda não se convenceu...

Mt 23-23
Jesus não ensina a dizimar,embora também não proíba!
Mas na verdade Ele estava falando a Judeus, a igreja não havia sido formada!
E esse dízimo de Mt 23-23,se trata do dízimo da lei e não o de Abraão,mas os que se negam a reconhecer q o dízimo não é mais obrigação cristã, citam o dízimo da lei e suas observâncias(casa do tesouro,devorador, janelas dos céus,,,





Contador Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário