quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O que é uma igreja? P/ que serve? O que é congregar? Dependemos de pastores? Eles são indispensáveis?Irreprensíveis?

Bem...Muitos criticam os que abandonam suas igrejas,deixando de se congregar,pois tornam-se insatisfeitos c/ os ensinos, c/ os pastores... E passam a servir a Deus c/ desprendimento denominacional!

Mas p/ esses, logo vem a repreensão: Hebreus 10.25

"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima".

O dicionário diz que congregação, é uma reunião.Sabemos que isso independe do lugar!


Vamos ver do que se trata o texto?

JUNTANDO AS PEÇAS :... Sacrifício e oferta não quiseste(ANTIGA ALIANÇA), Mas corpo me preparaste;... os quais se oferecem(SE OFERECIA) segundo a lei... Tira o primeiro, para estabelecer o segundo... Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez... Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados... Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; (NÃO TEMOS NESCESSIDADE DE QUE ALGUÉM NOS ENSINE, POIS O ESP. NOS ENSINA TODAS AS COISAS)acrescenta:E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades(ESTAMOS PERDOADOS SE PERMANECERMOS EM JESUS E NÃO EM UMA IGREJA PASSAGEIRA). Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne(SOMOS IGREJA EM JESUS,FEITAS PELA ENTREGA DE SEU CORPO,E RESSUREIÇÃO,ELE NOS CONGREGOU NELE. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns(MUITOS ABANDONARAM A JESUS,SE AFASTAM DA VERDADE,DECAEM DA GRAÇA,REJEITAM SEUS IRMÃOS,MEMBROS DO MESMO CORPO), antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia(CONGREGAR, É ESTAR UNIDO AOS IRMÃOS, FISICAMENTE,ESPIRITUALMENTE,ADMOESTANDO,REPREENDENDO,EXORTANDO)...!! Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?!!

Sabemos que podemos nos congregar em qualquer lugar,basta ter a união(amor,concordância,onde 2 ou 3 estiverem reunidos em nome de Jesus e não em nome de pastor,denominação!) e isso independe do local!
Vamos ver algumas congregações:
Considerando ele a sua situação, resolveu ir à CASA de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam CONGREGADAS e oravam.(ESTAVAM UNIDOS,SE AMAVAM,SE ADMOESTAVAM,INTERCEDIAM...C/ DESPRENDIMENTO DENOMINACIONAL!) não se diziam de Paulo, de Apolo, da assembléia, da Batista...

... dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.NO MEIO DOS IRMÃOS DECLARAMOS O NOME DE JESUS,NOSSA GONGREGAÇÃO.

TEMOS QUE TOMAR CUIDADO C/ QUEM NOS CONGREGAMOS E ONDE:... E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, CONGREGADOS para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército)CONTRA JESUS).MESMO PORQUE O SALMISTA JÁ DIZIA: Porque vale mais UM DIA(SOMENTE) nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar À PORTA da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade. E FAÇO MINHA ESSAS PALAVRAS, PREFIRO TER ENTRADO UMA SÓ VEZ EM UMA IGREJA QUE JÁ FOI DESCENTE.PREFIRO ESTAR A PORTA(EU SOU A PORTA) DO QUE ME CONGREGAR ONDE HÁ HERESIAS!

... E (ALGUNS PASTORES) amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,(NAS IGREJAS)E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, E TODOS SOIS IRMÃOS,E NÃO OVELHAS E PASTORES.E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.O maior dentre vós ( O PASTOR)será vosso servo.ASSIM COMO TEMOS UM ÚNICO PASTOR! Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas!!

QUAL É A NOSSA IGREJA?
Sabemos que Deus deu ordem p/ a construção do templo de Jerusalém, mas após a morte e ressurreição de Jesus,não vemos nenhuma ordem p/ a construção de igrejas,mesmo porque a igreja não é mais um templo físico e sim somos igreja em Jesus.Quando Ele disse que em 3 dias reconstruiria o templo,se referia a seu corpo e a nós, congregados nele! Porisso que diz que somos membros um dos outros,e não devemos desconsiderar os que parecem que tem menos valor.Iguinorar os irmãos,se sentir superior,é deixar de congregar!NA PASSGEM QUE FALA QUE MELHOR ENTAR NO CÉU SEM UMA MÃO,DO QUE IR P/ O INFERNO C/ AS 2,CABE NO CASO DE VC SE SEPARAR 9CORTAR)DO QUE DIZ SER PASTOR,MAS TE FAZ PECAR!
Paulo se reunia nas praças,nas casas, e nas sinagogas que existia ainda , quando ele se referia as igrejas de Corinto,de Cencréia, ele não estava falando de um prédio e sim dos irmãos daquela região, que se congregavam,que se reunião ao nome de Jesus!
SERÁ QUE O PASTOR É ESSENCIAL,SEM ELE O REBANHO FICA SEM PROTEÇÃO?
Primeiramente precisamos entender que antes de ser pastor( dom) ele é ovelha do mesmo pasto,membro do mesmo corpo,vaso de honra ou de desonra, joio ou trigo! E como os dons de Deus são sem arrependimento,o pastor pode ter o dom de pastorear,mas isso não quer dizer, que seja, que vai ser salvo,mesmo porque naquele dia muitos dirão: Senhor,Senhor! O pastor mercenário também tem o dom!
Mas antes dos dons,Jesus percebeu algo: Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E disse:Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas.Quem é o verdadeiro pastor? Jesus,que deu a vida pelas ovelhas!
P/ nos sujeitarmos ao pastor,respeitarmos, temos que observar se esse, dá a vida pelas ovelhas,lógico que não irá se igualar c/ Jesus,mas procurar imitar assim como Paulo imitou! 2Co 12:15,não era pesado as ovelhas,trabalhava(Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.) Quando o pastor é falso, facilmente reconheceremos: O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. Se o pastor, não socorre as ovelhas, não as alimenta,as iguinora,se omite,não se deixa gastar pelas ovelhas, toma partido de umas contra outras...Esse não tem o dom de pastor verdadeiramente! Jesus sendo rico, se fez pobre, se vc perceber q o pastor começou pobre e hoje está rico, ou enriquecendo, desconfie! Jesus não tinha onde reclinar a cabeça! Jesus quando viu que a multidão era como ovelha sem pastor,ele as ensinava,as alimentava, e entre ele e a multidão,não havia separação, não havia púlpito!

Mas se esse pastor possui bens e esses são adquiridos c/ o suor de seu rosto, o assunto muda, pois diguino é do seu salário! Ele só não pode explorar as ovelhas: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, TENDO CUIDADO dele, não por força, mas voluntariamente; nem por TORPE GANANCIA, mas de ânimo pronto;Nem como tendo DOMÍNIO sobre a herança de Deus, mas servindo de EXEMPLO ao rebanho.E, quando aparecer o SUMO PASTOR, alcançareis a incorruptível coroa da glória.Se o pastor achar q a piedade é fonte de lucro,ele não é um pastor, se ele vive do salário da igreja, ele ñ é pastor, porque em nenhuma passagem vemos a ordem do pastor ser assalariado!
Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas;

Quando Jesus pediu p/ Pedro pastorear suas ovelhas,percebemos o seguinte: Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.
Pedro porém, era homem e sujeito a falhas, porisso Paulo o repreende severamente,porque ele passou a obrigar as ovelhas a viverem como judias, e hoje,somos livres, livres de ordenanças,livre de dízimos,somos propiedade de Jesus! O próprio Pedro,reconhece quem é o verdadeiro pastor: Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.(Jesus)... Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas... o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança.

Quando os pastores se apresentam como o anjo da igreja, o mestre, o tal ,o ungido e intocável, vc deve desconfiar.Eles adoram esse versículo: Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”. (Hb.13.17).A ESSES QUE SÃO VERDADEIROS, ALCANÇARÃO A INCORRUPTÍVEL COROA DE GLÓRIA1 PD 5-4! Temos que ter em mente como já falei, que se um pastor, é verdadeiramente um pastor, merece nosso respeito,mas nem porisso,é irrepreensível, pois o cair é do homem, a quem mais é dado, mais será cobrado(como que dará conta de vossas almas)! Mas quanto a salvação, cada um dará conta de si!! E Paulo sendo presbítero(pastor) 1Pd 5-1,2, disse que se mesmo ele, ou um anjo descesse do céu, ensinando outro evangelho, para o iguinorar-mos! Gl 1-8. Então não dependemos de pastores, porque a verdade do evangelho está na bíblia, e quando mais se aproxima o dia(...e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima...) , mas temos que desconfiar dos que ensinam doutrinas de homens e desses tais, nos afastarmos!!


MAS VÓS SOIS A GERAÇÃO ELEITA, O SACERDÓCIO REAL, A NAÇÃO SANTA, O POVO ADQUIRIDO,PARA QUE ANUNCIEIS AS VIRTUDES DAQUELE QUE VOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário