terça-feira, 26 de outubro de 2010

MORDOMIA CRISTÃ OU DE ALGUNS ESPERTALHÕES QUE SE DIZEM CRISTÕES?

Mordomia cristã...

Ensina-se por aí que devemos devolver ao senhor tudo o que ele nos dá,como forma de gratidão(ensino esse que não vem escrito na bíblia), na área espiritual, do nosso tempo,dos nossos bens,palavras...
Mas na palavra, diz que Deus não veio p/ ser servido, e melhor coisa é dar do que receber(porisso Jesus se deu por nós, porisso Jesus cumpriu a lei e não nos cobrou devolução alguma!), Jesus cancelou o escrito da dívida.Será que Deus quer que devolvamos alguma coisa a Ele? Sim, a Deus toda honra e toda glória!
Se a César o que é de César,a quem tributo,tributo,a quem imposto,imposto. A Deus o que é de Deus, obediência ,porque Deus não está dizendo que a parte dele seja financeira!
Ele diz que devemos ajudar ao próximo,pois quem tiver recursos no mundo e nega ao irmão necessitado, peca! A religião pura e imaculada para com nossos Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos, e as viúvas nas suas aflições.Quando Jesus curava as pessoas,ele pedia algo em troca?,(mas sabemos que uns voltavam p/ agradecer,outros não) Pedia p/ que não pecassem mais!
A palavra também diz, que quem é solteiro, cuida das coisas do senhor e quem é casado,das coisas do mundo, em como agradar ao conjugue! E sabemos que como donas de casa,temos muitas tarefas, mas isso não nos impede de estarmos em espírito de oração, ler a palavra...de dar a Deus o que lhe pertence,honras,glórias,porq ouro,prata,ele já é dono!
E o trabalhador que tem a obrigação de tirar de seu suor seu sustento, e hoje muitos precisam trabalhar em tempo integral,porq temos compromisso, pagamos nossos impostos,porque Deus não quer q fiquemos devendo nada,somente o amor, e como ele pode e deve administrar seu salário, ele pode sim, conforme suas forças(condições) ajudar ao próximo! Mas isso não o impede de tirar alguns minutos p/ meditar na palavra, orar, se não for de joelhos, pode ser em pensamentos!ENTÃO,TRABALHAR P/ CUIDAR DE SÍ(SOMOS TEMPLO DO ESPIRITO SANTO) CUIDAR DOS NOSSOS,E DOS IRMÃOS QUE PRECISAM,NADA MAIS É QUE SER MORDOMO!
Se o dízimo tem alguma coisa c/ mordomia, foge dos padrões ensinado por aí. Porque o dízimo no v.t., era p/ ser entregue aos levitas que não podiam trabalhar, tirar do suor, seu sustento! E não era p/ Deus! E o dízimo podia ser p/ ajudar os órfãos, viúvas!(OUTRA FORMA DE SER MORDOMO)
O dízimo de Abraão não foi p/ Deus e nem p/ ajudar ao próximo! E não era uma ordenação! EM QUE ABRAÃO FOI MORDOMO NESSA TAREFA?Porque guerriou,matou,despojou...
Mas quem é o mordomo fiel??
Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?REPAREM QUE TEM O QUE É O MORDOMO(que tem as responsabilidades),MAS TEM OS SERVOS, QUE IRÃO SER SERVIDOS. No N.T., só em Lucas temos a palavra ligada a mordomia, já no V.T. , estava relacionado a cuidar(administrar os bens do seu senhor), e ele não tinha obrigação de devolver como gratidão,uma parte pelo serviço q fazia ao seu senhor, ao contrário,ele era remunerado ! NÃO VEMOS JOSÉ DEVOLVENDO NADA AO SEU SENHOR,COMO DÍZIMO,OFERTAS... O mordomo dava aos servos a ração, isso é, ele cuidava dos servos,ele não devolvia nada p/ seu senhor, a não ser o cuidado c/ os servos e nem pedia nada dos servos como recompensa!Sua fidelidade era ser responsável!
MAS AO MESMO TEMPO Q SOMOS MORDOMOS,SOMOS SERVOS, MAS O VERDADEIRO MORDOMO FIEL, FOI JESUS,CUIDOU DAS OVELHAS, E NÃO DEIXOU QUE NEHUMA QUE O PAI LHE DEU, SE PERDESSE! E O QUE ELE PEDIU COMO DEVOLUÇÃO????????????QUE CRESSEMOS NELE!

VAMOS A ALGUNS EXEMPLOS DE MORDOMIAS COMO SE ENSINAM...
* DO TEMPO
Se temos que prestar mordomia do tempo, esse versículo cabe: Em todo o TEMPO sejam alvos os teus vestidos.Mas se vc não exerce a mordomia do TEMPO corretamente, não tem problema, afinal, Deus não leva em conta o TEMPO da ignorância!
Afinal, há TEMPO P/ TUDO,COMO HOUVE O TEMPO DO DÍZIMO(NA LEI) E O TEMPO DA GRAÇA(QUE NÃO INCLUI O DÍZIMO)
Até Jesus soube administrar seu TEMPO: Digo, pois, que, durante o TEMPO em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.(PORISSO JESUS NÃO IMPEDIU QUE OS FARIZEUS DESSEM O DÍZIMO,ELE NÃO TINHA CANCELADO A DÍVIDA!E NÃO DEVEMOS MAIS CONHECER A JESUS EM CARNE, PORQ EM CARNE,ELE VEIO CUMPRIR A LEI! E não vemos Jesus recebendo dízimos em TEMPO algum!! E nem como mordomo que foi,visto q veio cuidar das ovelhas, não precisou devolver ao pai bens materiais.Ele se deu por nós, Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de nós se fez pobre!!Não tinha nem onde reclinar a cabeça!
GUARDAIS DIAS,E MESES, E **TEMPOS** ,E ANOS!! ISSO NÃO PASSA DE RUDIMENTOS FRACOS E POBRES, aos quais de novo quereis servir?Nessa passagem está fazendo referência a lei e seus estatutos, Que o seu TEMPO não seja p/ essa servidão!! Temos sim, que remir o TEMPO, porq os dias são maus. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Não passe o seu TEMPO dormindo e sendo enganado por falsos pastores,cobradores de dízimos, desperta! Aproveite o seu TEMPO para falar entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;Isso é uma administração dos dons.
REPARE QUE A TODO O TEMPO DEVEMOS SALMODIAR,CANTAR,AGRADECER, E EM NENHUM MOMENTO DIZ QUE DEVEMOS VEVOLVER ALGUMA COISA A DEUS, COMO OFERTAS, DÍZIMOS(BENS MATERIAIS) E SIM AGRADECIMENTO! Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. ESSA É UMA BOA MORDOMIA,SUJEIÇÃO!
Orando em todo o TEMPO com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como a homens(o homem quanto te faz o bem,espera retorno).Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.VAMOS RECEBER!. SE TUDO O QUE DEUS DÁ TEMOS QUE DEVOLVER, PRINCIPALMENTE QUANDO SE REFERE A DÍZIMOS,NESSE VERSÍCULO NÃO DIZ P/ DEVOLVERMOS,VOCÊ JÁ RECEBEU O DOM, FEZ A VONTADE DE DEUS(AÍ ESTÁ AMARDOMIA), E VC AINDA RECEBERÁ SEGUNDO O BEM FEITO,Mas não perderá a salvação!
TUDO É DE DEUS,PORQUE FOMOS COMPRADOS POR UM BOM PREÇO, E SE O ESCRAVO É COMPRADO E SE FAZ LIVRE, ELE DEVE ALGUMA COISA, ELE TEM QUE DEVOLVER ALGO?, TUDO O QUE ELE FAZ, É COMO GRATIDÃO! NÃO QUE O SEU SENHOR PRECISE E COBRE!

MORDOMIA DO CORPO:

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso CORPO, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.COMO DIZ, TUDO PERTENCE A DEUS,A DEVOLUÇÃO AÍ É,GLORIFICA-LÓ, NO CORPO, E NO ESPIRITO E NÃO PAGA-LO, DEVOLVER DÍZIMOS!
Porque nós, embora muitos, somos unicamente um só CORPO;( se reconheça membro do CORPO sem precisar pagar,devolver p/ ser) E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio CORPO para ser queimado,ainda q eu pague o dízimo, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no CORPO, estamos ausentes do Senhor.Se no corpo vc está ausente do senhor,o dizimar não te fará mais próximo!O exercício físico p/ pouco aproveita! ...as quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do CORPO, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do CORPO.Se as nossas obras feitas atravéz do CORPO não prestarem,elas se queimarão, mas nós vamos ser salvos! A única coisa que temos a obrigação de devolver, e mesmo assim sempre estaremos em divisa, é o amor,( a ninguém devais nada, a não ser o amor)porisso devemos amar aos irmão porq somos membros do mesmo CORPO!
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e CORPO sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.Mas quem nos apresentará irrepreensíveis é Jesus e não as nossas obras e capacidades!( Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do CORPO de Jesus Cristo, uma vez por todas.
Por isso, ao entrar no mundo, diz: **Sacrifício e oferta não quiseste,assim como dízimos**; antes, um CORPO me preparastes e somos um em Cristo, e Deus não cobra nada,não quer sacrifícios, dízimos,ofertas,pelo menos como obrigação!!
Nossa mordomia é ajudar ao próximo:...e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o CORPO, qual é o proveito disso?Jesus quer comida, bebida, roupa,dízimo? Não, quer que ajudemos ao próximo!!(A MIM ME FIZESTE)

MORDOMIA DO PENSAMENTO:


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto(COBRAR DÍZIMO NÃO É HONESTO), tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso PENSAI” Pastores só pensam em cobrar dízimo!!!(Fp 4.8 )Mas só em PENSAR numa mulher c/ más intenções, o homem já peca! Mas isso não o faz perder a salvação. Mesmo porq Paulo disse que o mal que ele não quer esse ele faz!! ENTÃO,MESMO SE O DÍZIMO FOSSE OBRIGADO E NECESSÁRIO,NÓS ESTARIAMOS PERDOADOS, PORQ NÃO FAZEMOS O BEM Q QUEREMOS!
Ao chegarem os primeiros, PENSARAM que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um. ESSES SÃO OS QUE PENSAM QUE POR OBRAS, MAIOR QUANTIDADE, POR MAIS DEVOLVEREM, POR DIZIMAREM,TERÃO MAIS DIREITOS!! DEUS TRATA,PAGA A TODOS DE IGUAL FORMA E ESSES QUE RECEBERAM DO SENHOR A MESMA QUANTIA, MESMO TENDO TRABALHADO MENOS, NÃO DEVOLVERAM NADA, ALÉM(ACREDITO EU) DA GRATIDÃO!!

Sendo, pois, geração de Deus, não devemos PENSAR que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, SE ELE É DONO DO OURO E DA PRATA,COMO DE TUDO, NÃO DEVEMOS PENSAR QUE DEVEMOS DAR-LHE PARTE DO QUE ELE NOS CONCEDE! OS DONS DE DEUS NÃO SE ALCANÇA COM BENS!!E SÃO SEM ARREPENDIMENTOS!!
E mesmo Ele sendo dono de tudo, Ele nos comprou!

Essa teoria da doutrina da mordomia,como devolução,não tem base bíblica!!
TEM SIM, É MUITOS VIVENDO NA MORDOMIA, NÃO TRABALHAM,DIZEM Q VIVEM DA OBRA, EXPLORANDO AS OVELHAS IGNORANTES!!!



A ordem de devolução que encontramos na bíblia, é a respeito do dízimo e essa Jesus já cumpriu.
Adão também tinha a obrigação de cuidar da natureza, da criação, mas mesmo assim Deus não pediu q ele devolvesse algo!
Uma outra ordem: Criai a criança no caminho que deve andar(mordomia da responsabilidade) e os filhos são heranças de Deus p/ nós. Quando Deus pediu a Abraão, que sacrificasse Isaque,foi só um texte!(Ele não tava pedindo a Abraão, que devolvesse seu filho) E quando a gente cria a criança,ela não fica nos devendo nada, no caso, só gratidão,amor.OS PAIS ENTESOURAM P/ OS FILHOS, E NÃO O CONTRÁRIO!
Deus diz que o trabalhador é digno de seu salário,e não pede que ele devolva, não na graça, pois essa era uma regra da lei 1 Cr 9-8.
Sabemos que o nosso corpo é o templo do espírito santo,Deus nos deu a vida,mas não somos de nós mesmo e ele nos tomará p/ Ele e não nós nos daremos a Ele.Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
VOCÊ QUER SER MORDOMO? SIGA ESSAS REGRAS E AINDA: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
O ÚNICO MORDOMO FIEL, QUE NÃO ERRA,PORQUE NÃO TEVE PECADOS E QUE CUMPRIU SUA OBRIGAÇÃO, FOI JESUS! DEUS LHE DEU A INCUNBENCIA DE SALVAR-NOS, SOMOS PROPIEDADE DE DEUS E JESUS CUIDOU DE NÓS E NOS DEVOLVERÁ A ELE!
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé. Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa, Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei(POIS SERIA LIBERTO ), mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós, Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente,(SEM COBRAR NADA,SEM PEDIR DEOLUÇÃO ) a Abraão. Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.Entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que JÁ TINHA AS PROMESSAS. Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de SUPERIOR aliança instituída com base em superiores promessas!!!

Para quem usa hebreus 7 p/ dizer que temos q dar o dízimo, não interpretou direito: E quando Jesus disse: Se fósseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.
Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tenho dito a verdade que de Deus tem ouvido; (Abraão não fez isto, Abraão mesmo não tendo conhecimento, bíblia, intimidade c/ Deus,obrigação de devolver p dízimo ,não o rejeitou, assim como esses que se diziam filhos de Abraão. (Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós.)ESSAS SÃO AS OBRAS DE ABRAÃO! CREU,FOI JUSTIFICADO POR FÉ!
MESMO ASSIM ABRAÃO QUANDO DIZIMOU JÁ TINHA AS PROMESSAS!!
Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne( que inclui Abraão,Jacó,que já possuíam as promessas antes de dar o dízimo, Jacó, que fez um voto por insegurança, pois Deus já era c/ ele), para nos corrigirem como bem lhes pareciam, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, NOS CORRIGIAM COMO BEM LHES PARECIA( acredito que de forma errada Abraão ensinou a Jacó,porq se assim não fosse, ele dizimaria sem barganhar c/ Deus); mas este, para nosso proveito!! ((Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.( Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;porque E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna")) E hoje temos mais valor q pássaros, lírios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário