sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MANEJANDO A PALAVRA DA VERDADE.

Escrito por Ana Paula l. da Silva.


Deus, ao criar o homem, fez seu primeiro contato, ensinou tudo o que foi preciso a Adão, e mostrou qual era a sua vontade . até então ,só havia uma recomendação,ele poderia usufruir de tudo,só lhe foi proibido tocar, naquele perigoso fruto! Gn 3:3
Só que Adão desobedeceu ,mesmo sabendo da expressa ordem de Deus Gn 3:6. Porq desde o principio, age , o enganador, com um único objetivo: Nos afastar da vontade do Senhor! Jo 10 :10
Há sempre conseqüências da nossa desobediência ,Adão e Eva, sentiu na pele, essa terrível experiência! , Deus não deixou de ama-lós, porém do paraíso, os expulsou Gn 3:24
No princípio , seria bem mais fácil obedecer, mas mesmo assim, não conseguiram, já hoje, temos muito mais recomendações, e sabemos que a quem mais é dado, mais será cobrado ,Lc 12-482 Pd 2-21 Mt.13:12
e o preço da desobediência, poderá sair muito mais caro!
Essas conseqüências interferem muito em nossas vidas ,mas quanto a salvação? será q terei que interpretar corretamente a Bíblia?

Nessa vida há tempo para tudo Ec 3, uns levam mais tempo p/ a prender a vontade de Deus, outros? ,não muito! Mas quando Deus quer salvar a gente, não importa se no conhecimento vc esta verde ou maduro ,se entende muito de bíblia ,ou se nunca viu uma, foi assim com o ladrão na cruz, foi salvo e no mesmo dia, foi p/ o paraíso, porque na hora q teve a oportunidade, creu em Jesus. Lc 23-32
Tudo foi escrito p/ o nosso proveito ,por isso Deus permitiu relatar não só os acertos,mas também,os erros! 1 Cr 10, Rm 15:4
O seu tempo, pode ser diferente do meu, e as suas experiências também, comparado com tudo o que nós hoje aprendemos atravéz da bíblia, Adão nem imaginava o q ainda viria pela frente, Mas p o seu crescimento,sem saber do futuro Tg 4-14, Pv 27, 1 Cr 7:16, o q ele aprendeu, foi o suficiente.

Devido ao que aconteceu no paraíso, a história de Adão foi passada, e a existência de um Deus, revelada, e podia-se facilmente crer em Deus, era só observar a natureza criada. Rm 1-19
Ate então, não se sabia do futuro ,não havia profeta ,revelação, não havia a bíblia e se desconhecia a promessa de salvação Rm 11-25/16-25/1 Cr 2-7/Ef 1-9/3-3,4,9,-6-19/Cl 1-26,27/lc 24-7,8/Mc 6-52/ Jo 16:12 .
Mas já havia sido implantado no homem, o censo de certo e errado, Pois do fruto proibido que fazia o homem conhecedor do bem e do mal, eles haviam provado.Gn 3-3,6
Prova disso ,é a desculpa usada pelo casal ,no assunto fruto ,eles tinham conhecimento.
Mas tentaram por a própia culpa, em outro Gn 3-12,13,
Mas Deus conhece o nosso coração Gn 6:5/ Mt 9:4/ 15:8/ Lc 16:15 , e mesmo com todo amor, ele julga com justiça, sem acepção . Dt 10:17 At 10:34 Rm 2:11
E Caim depois de matar Abel, quem ensinou à ele que matar é pecado? Porque quando Deus pergunta por Abel, ele mente dizendo, .... não saber onde encontra-lo,Gn 4-9
Não somos inocentes depois que houve a desobediência ,e se vc já tem conhecimento do certo e do errado sobre algum assunto ,reconheça, mude de conduta e não negue quando o espírito santo te convencer q vc esta em pecado

Bem ,como já se conhecia de Deus, o homem sentiu necessidade de adorá-lo, mas o enganador, criou muitos meios p/ enganar o homem, com o objetivo de afastá-lo do caminho da verdade! Jo 10 :10
Mas Deus deixou bem claro, p/ não ser em vão Mt 15:9Gl 2:2, tem q ser conforme a sua vontade...
Há um só corpo e um só Espírito, como também uma só esperança ,que ñ é em obras da lei e sim em Jesus Cristo! Ef 4-4
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
Um só Deus ,mediador 1 Tm 2:5,mestre Mt 23:8 e Pai de todos e um só caminho Mt 5:16 1 Cr 8-6 Ef 4:6.
, independente de raça, costume ,doutrina , século ,se usa terno ou não, se tem cabelo curto ou comprido, porq se não fosse assim, ele não diria:...todos aqueles que a mim forem sendo acrescentados, e sabemos q até hoje, o evangelho está sendo pregado! Jô 17-20-At 2-9

O mais importante é saber ouvir a voz de Deus Jo 10:16,27 1 Sm 3.4-7, apesar q não somos nos que o escolhemos Mt 20:16 Jo 6,39,mas pela misericórdia vamos sendo alcançados, e devemos agarrar com unhas e dentes, e não regredir,só avançar, e não achar que já sabe tudo,porq ainda não se sabe como convém 1 Cr 8:2 ,e se antes entedia a bíblia de forma errada, esqueço das coisas q p/ traz ficam Fl 3:13,porq perfeito sou, pois estou em Cristo Fl 3:15,e se sentir algo de outra maneira Fl 3:15,creio q Deus não me deixara confundido Rm 9:33-10,11, porq ele ama os q o amam Jô 14-21, e só encontra sabedoria, quem o busca, Tg 1-5

Abraão, não tinha intimidade com o verdadeiro Deus,
Não tinha bíblia, mas Deus se revelou a ele, e ele, mesmo sem conhecimento, provou pela sua fé que estava crescendo, e a justiça lhe foi atribuída Gn 15:6, não por obras, costumes,experiência Rm 3:28;. 4:2–5; Gl 2:16 mas simplesmente porq confiou em Deus, e à ele, entregou sua vida!
Sua experiência foi aumentando, e a prova,foi Samuel, só pela fé, ele já tinha alcançado as promessas Hb 6: 15 Rm 4-3, e sabia q antes importa obedecer a Deus At 5:29, creu , sem questioná-lo, porq sabia que só o Deus que lhe deu Samuel, poderia tirá-lo.Gn 22
Hoje é diferente, o que sem bíblia p/ eles foi experiência de vida à se conhecer a Deus, hoje p/ nós, é pelos relatos. Mas todos tem sua experiência pessoal na vida ,
Samuel teve a oportunidade, apesar q já sabia da existência de Deus, mas enquanto não se está pronto, Deus não desiste de vc, até ele aprender , não identificou a voz 1 Sm 3.4-7,mas quando reconheceu, deu o seu primeiro passo, e fiel seguiu até o fim,diferente de Saul, conheceu Deus, viu o seu poder, soube da sua vontade, mas o homem q muitas vezes é repreendido,conhecedor da vontade de Deus, mas q teima, derrepente ,sem q haja cura, será destruído. Pv 29:1 ...
Deus nunca deixou de falar e ensinar ,usou fogo, água, vento, profetas, anjos,e as primeiras linhas escritas,veio por meio de Moises, os 10 mandamentos Êx 24:12...cada um tem sua experiência ,tudo a seu tempo Ec3, mas temos q crescer na graça e conhecimento, 2 Pd 3-18
Mas como já sei q cheguei na medida exata? Se já sei interpretar corretamente a palavra? Ef 4:13
Porque a transformação da nossa mente Rm 12:2, é um processo constante, é enfadonho na carne Ec 12:12, mas mesmo cansada,porém firme , recupero o ânimo quando ele me fala: a minha graça te basta 2Cr12:9 .
Deus quer q o adoremos em Espírito e em verdade Jo 4:23-24, hoje temos o Espírito santo morando na gente1Co. 6:19, e só o adoramos em verdade, quando obedecemos a sua vontade, Deus permitiu a lei, mas hoje sabemos q por ela, nenhuma carne, é justificada Gl 2-16, mas enquanto não foi revelado a sua verdadeira vontade Mt 13:35 1 Cr 2:7 Ef 3:9 , que era Jesus. Esse sim, veio fazer a vontade do pai Hb 10-7 ,não veio destruir a lei e nem os profetas Mt 5:17 , mas deixou claro q veio cumprir Cl 2-14 Mt 5:17, e o que nos resta fazer?, é a sua vontade Jo 12:50 / 15:10 ,12/ 11-25 Rm 6-23 Jo 17:3 , isso é : obedecer,
Quem não entende isso, e tenta por seus própios méritos merecer alguma coisa, o expõe ao vitupério Hb 6-6,e sob maldição está Gl 3:10
e o mais perigoso, é quando de tão sábio q se acha, começa contradições na bíblia encontrar!
Bem_ aventurado aquele que não achar em Jesus pedra de tropeço Mt 11:6!! Ao homem nada é possível Mt 19:26, a Deus, tudo é possível, por saber q ninguém conseguiria cumprir a lei, ele enviou seu único filho! Nossa divida já foi paga Jo 19:30, a cédula foi rasgada Cl 2:14, o fim da lei é Cristo Rm 10:4 , e só tem liberdade, quem obedece a sua palavra!! Gl 5:11 ,1Cr 7:22
Mas mesmo assim, confesso que na bíblia encontro passagens de difícil interpretação! 2 Pd 3-16 Mas o que já esta bem claro é o mais importante, em Jesus , já estou salva,porque creio que na cruz ele me livrou de toda maldição Gl 3-13,me abençôou com toda sorte de bênçãos Ef 1:3 , sem exceção, e hoje, não devo mais nada, só o amor Rm 13-8,que mesmo assim , não pode ser por obrigação, porque contra o amor, não há lei Gl 5:23, não há imposição!!
Porisso que ele deixa bem claro que não devemos nos submeter a nenhum julgo Gl 5:1 ,porque foi p liberdade q ele nos chamou Gl 5:1, e se o meu irmão não entende os certos pontos difíceis, porq come legumes Rm 14:2, Deus já o recebeu por seu. E Quem seria eu p/ o obrigar a comer carne e o julgar ,se ele é débil e fraco, poderoso é Deus para o firmar. Rm 14:26
Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente .fazendo de uma forma ou de outra, tendo boa intenção,p/ o Senhor o faz,porq só Deus conhece o coração . Lc 16:15At 1:24
Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, 2 Cr 10-7 pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós somos.


Preferindo-vos em honra uns aos outros Rm 12:10 ,fazendo assim não haverá contendas Fl 2:14,nem acepção Tg2:1 At 10:34
Não sejais sábio em seu próprio entendimento, Pv.3:5-7, porisso que todo o corpo tem o mesmo valor 1 Cr12,25, e o seu entendimento só vai ser completo, se vc se unir com todos os membros 1 Cr 12-22,no qual, o cabeça ,é Só o senhor 1 Cr 11:3 Ef 1:22/ 4:15 Cl 1:18 / 2:19
Porque se em parte conheço 1 Cr 13:9,10 ,12/1:14, não posso ignorar o que tem p/ dizer, a outra parte do corpo. 1 Cr 14:261 Cr12,25Cl 3:161 Cr 14:31 E só assim, saberemos quem está certo ou errado, p/ admoestar-mos uns aos outros ,ás vezes a sóis MT 5:23/ 18:15,16,1 Tm 5:19 lc 17 e às vezes, estando presente, todas as partes do corpo!! I Tm 5:20Pv 29:1Mt 16:22Gl. 2:11-16
Depois q veio Jesus, tudo se fez novo II Cr 5:17, antes não éramos considerados membros de um mesmo corpo Cl 3:11, hoje não precisa pertencer a mesma doutrina,ter os mesmos costumes,ser grego,gentil ou judeu, em Cristo,somos um único corpo Ef 4-4 1 cr 12
Imagina o que acontecerá a quem ferir a uma dessas partes Zc 2-8 lc 17, não tendo amor uns pelos outros Jo 13:34 João 8:31-32, e fizer agravo ao espírito da graça Hb 10-29 , se pela lei antiga,havendo 2 testemunhas, já era morto??
Por esse motivo, estamos rodeados por uma tão grande nuvem de testemunhas Hb 12 ,que nos corrigiam como bem lhes pareciam, por ninguém conseguia cumprir a lei,mas não viam seu erros, só acusavam-se uns aos outros.Mt 23/ 15:2
Mas Jesus não leva em consideração o tempo da ignorância, 1 Tm 1:13

hoje não terá desculpas, se vc achar q ainda,alem do amor, deve alguma coisa! (dízimo !)
E até ao tempo da reforma Hb 9:10, recompensas pelo bem e o mal, limitava-se só a esta vida Ml 10, hoje já somos abençoados com toda a sorte de benção Ef. 1:3, e a salvação, em Jesus, já esta garantida Rm 8-35 Jo 10-28, hoje p/ eu entrar a porta dos céus foi aberta Lucas 13:24 João 10:9, antes, p/ Deus derramar algumas bênçãos, só havia uma janela Ml 10
Temos mais valor q pássaros, q lírios , Lc 12 e dos q tentavam cumprir a lei,porém não conseguiam ,infelizmente, p/ muitos, o preço do sangue de Jesus, não tem nenhum valor!! Hb 6
Durante aqui na terra, Jesus veio ensinar boas novas II Cr 5:17 Hb 4:2, esclarecer duvidas Jo 12:16 Lc 24:45,abriu o entendimento de muitos, mas também não falou tudo,porque certas coisas, não poderia ser suportado Jo 16:12 Lc 18:34 ,tudo a seu devido tempo, mas permaneça no q já foi alcançado Gl 5:1 2 Ts 2:15 2 Tm 3:14 2 Jo 1:9 Fl 3:16
Sabemos q muitas coisas q ele fez ,na bíblia não foi relatado. Jo 21,25
Jesus como homem 1 Tm 3:16,mas era Deus Jo 8:58, 10:30, entender isso?, só com a mente humana? Rm 11:34 2 cr 2-16, não conseguirei, somos todos limitados, e ele sabendo disso, nos dá tempo Ec 3:1,mas não quer ninguém parado. Foi marceneiro, e com as ferramentas da sua época, fez maravilhas, mesmo sabendo q no futuro, a ciência se multiplicaria Dn 12-4
Mas enquanto isso, Paulo por amor ao evangelho q precisava se propagado,se fez de tudo p/ com todos, 1 Cr 9-19 porisso q no começo a circuncisão de Timótio At 16 permitiu, porq tinha muitos ainda sem entendimento, mas no caso de Tito, Gl 2.3,não!, porque já se tinha mais conhecimento e repreendeu severamente a Pedro Gl 2-11, q sendo judeu e vivendo como gentil, queria obrigar a gentis,viverem como judeus ,e Paulo q é apostolo dos gentis 2 Tm 1-11- Gl 2-7 e imitador de Cristo I Cr 11.1, falou claramente que esse julgo, ele não permitiu!! At 15-24 Agora no novo concerto Hb 8-8 sabemos q não há judeu e nem gentil, somos um em Cristo .
Até parece contradição quando ao mesmo tempo sabemos q terão os débeis na fé Rm 14:1-23, mas também a ordem de crescer na graça e no conhecimento 2Pd 3.18,novamente digo, a quem mais e dado, mas será cobrado Lc 12-48, e eu não vou julgar os q na fé, estão fracos, mas não se tem desculpa de não se entender melhor hoje a palavra , pois o evangelho está bem mais explicado, o segredo q antes oculto estava em mistério Rm 16:25,hoje está mais q revelado, devemos entender a diferença da velha p/ a nova,aliança Mt 9:17 Hb 10-9, o q era ser judeu e o q é ser gentil,circuncisão,incircunciso, Cl 3:11 Rm 4:10, Quando éramos obrigados e quando fomos liberados de entregar o nosso dízimo!
Todos nós quando buscamos ao Senhor e examinamos as escrituras Jo.5.39, Deus se revela e nos ilumina Pv 17, só q mesmo assim, muitas das coisas q aprendemos, é porque ao ouvir, por outros, veio o esclarecimento, E ficará mais fácil compreender, se vc estuda a palavra, porque quando vier a explicação, as coisas já antes lidas, farão sentido! Porque se o Espírito estiver em ambos, ele testifica Rm 8.16 ,vc só não pode ficar em duvida, porque a culpa não é do Espírito, ela é sua,ou por falta de meditar, ou por falta de não aceitar, mas vc só poderá tirar conclusões, se a palavra, da verdade souber manejar! 2 Tm 2:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário