sexta-feira, 16 de outubro de 2009

HEBREUS 7 -segundo a ordem de Melquisedeque.

É impossível falar sobre administração financeira da igreja sem falar em dízimo.

Há no mundo cristão muita polêmica sobre a validade da lei que obriga a entrega do dízimo. A lei que ordena a entrega do dízimo continua em vigor após a morte de Cristo? Temos base bíblica para afirmar que hoje quem não entrega o dízimo na igreja está roubando a Deus? O dízimo continua sendo lei para os cristãos?

O único capítulo do Novo Testamento que comenta explicitamente sobre a LEI do dízimo é Hebreus 7. Vale a pena ler e reler este capítulo. Vamos comentar um pouco sobre este capítulo e tentar tirar informações sobre a validade da lei do dízimo para os cristãos.

Hebreus 7:1-4 recapitula a experiência de Abraão dando o dízimo a Melquisedeque.

No entanto o dízimo é apresentado como sendo LEI apenas a partir do verso 5, agora dentro do sistema levítico. Vejamos:

"E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, SEGUNDO A LEI, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão." (Hebreus 7:5)

Que lei do dízimo é essa citada em Hebreus 7:5? É a lei de Moisés, lei que obrigava o israelita a levar os dízimos para os levitas. Segundo esta lei, conforme explicado no verso 5, os levitas tinham o direito de tomar os dízimos do povo de Israel. Isso era lei! Lei completamente vinculada ao ministério sacerdotal dos levitas.

Os versos 6-10 do mesmo capítulo falam sobre o fato de Levi, através de Abraão, seu bisavô, ter pago o dízimo a Melquisedeque. Isso mostra a superioridade da ordem de Melquisedeque sobre a ordem levítica.

A LEI que já tinha sido citada no verso 5 é citada uma segunda vez no verso 11, novamente dentro de um contexto LEVÍTICO:

"De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a LEI), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?" - Hebreus 7:11

Um parênteses aqui: Perceba que nas várias vezes em que o capítulo menciona Abraão dando dízimo para Melquisedeque em nenhum momento é dito ou sequer sugerido que Abraão o fez por força de lei. A LEI para dizimar (biblicamente falando) só aparece no contexto LEVÍTICO.

O verso 12 é o ponto de ruptura:

"Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." (Hebreus 11:12)

Esta é a terceira vez que a palavra "lei" aparece neste capítulo. O verso claramente está se referindo às leis relacionadas ao sacerdócio levítico e isto obviamente inclui a lei do dízimo citada nos versos 5 e 11, lei que ordenava a entrega do dízimo aos levitas. Estas leis são mudadas no momento em que Cristo morre, ressuscita e torna-se sumo-sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque.

Este é o momento de ruptura do antigo modelo. Cai o sacerdócio levítico com todas as suas leis e surge um novo modelo sacerdotal que é encabeçado por Cristo e descrito entre os versos 13-17. Quando lemos que o sistema sacerdotal levítico caiu e como consequência suas leis cairam, inclui-se aqui a lei de que este capítulo trata, a lei do dízimo.

O tema principal de Hebreus 7 é a supremacia do novo modelo sacerdotal. A abolição da lei que obrigava a entrega do dízimo aos levitas é apenas citada para ilustrar a falência do antigo modelo sacerdotal. A palavra dízimo é citada sete vezes nos primeiros 9 versos do capítulo. Isso mostra quão forte foi o argumento do dízimo na defesa da tese principal. Fica claro quando o modelo levítico é superado e cai por terra, as leis atreladas a ele também caem por terra.

Se alguns ainda têm dúvidas sobre a anulação desta lei, basta continuar a leitura do capítulo.

"Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus." - Hebreus 7:18-19

As leis que aparecem na Bíblia ordenando a devolução do dízimo sempre estão ligadas ao sacerdócio levítico, nunca ao sacerdócio de Melquisedeque. Fora da vigência do sacerdócio levítico não há lei que ordene pagamento de dízimo.

Apesar de não encontrarmos nenhuma lei obrigando a devolução do dízimo fora da vigência da ordem levítica, temos exemplos de pessoas que dizimaram por gratidão e por força de voto, mesmo não havendo lei. Estas pessoas foram Abraão e Jacó (Gênesis capítulos 14 e 28).

Para o cristão a força do exemplo dos patriarcas é maior que a força da lei levítica. Para nós o dízimo deve ser entendido como algo voluntário, não obrigatório. Se eu desejar, posso dizimar voluntariamente, movido por gratidão como fez Abraão. Posso também fazer um voto de dizimar como fez Jacó. O que eu não posso fazer é abrir a Bíblia nos mandamentos levíticos e dizer ao povo que estes mandamentos estão em vigor e que o povo tem a obrigação de dar o dízimo para a igreja e, caso não dêem, estarão roubando a Deus. Isso não dá para fazer honestamente.

Um comentário:

  1. Parabens pelo blog, realmente edificante, que Deus continue te usando e cada vez mais te dê sabedoria. Que a Paz do Senhor Jesus esteja contigo irmã.

    ResponderExcluir