sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dízimo? preceito da velha aliança associado a nova!! Heresia, maldição!!

Bem, decidi ir mais a fundo sobre o assunto*dízimo*,porque infelizmente, é um assunto que ñ é debatido, só exigido! Eu ñ resolvi ñ dar + o dízimo e convencer às pessoas a ñ darem também; Muito pelo contrário, eu não quero é viver de forma que Deus não se agrade,pois busco a verdade, anseio por ela,insisto...Apesar de eu ñ trabalhar, e é por isso q ñ dou,+ nunca incentivei ninguém a deixar d dar, inclusive os meus entes.Porque intendo q o dinheiro do dizimo é p/ a obra de Deus.Assim como no começo da formação da igreja,eles vendiam e repartiam, ñ tendo ninguém,falta de nada,mesmo porque,Deus ñ precisa ser servido, e sim q sirvamos uns aos outro, é isso q Jesus veio ensinar, *o amor*, coisa q ñ se entendia na época da lei, eles tentavam cumprir, + ñ tinham amor uns p/ c/ os outros! Por isso q Jesus resumiu o mandamento em amor!! Porque ele disse: Quando fizeres a um desses meus pequeninos, a mim me fizeste!!
Essa é a liberdade q temos, de ver uma pessoa no caminho a precisar, e ter a espontaneidade de suprir o que ele tem falta,porque àquele q tiver recursos neste mundo e ver o irmão necessitado e ñ ajudar, peca, pois quem sabe e pode fazer o bem e ñ faz, PECA! Tg 1...a religião pura e imaculada p/ c/ Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo...(Ele não quer dinheiro)
Paulo também nunca ensinou o dizimo, + fez questão sempre de nos lembrar da beneficência e da comunicação,porque c/ tais sacrifícios,Deus se agrada!!
Deus deixou BEM claro em sua palavra q havia uma lei a ser cumprida,+ q também,ninguém conseguiria, por isso Ele envia Jesus,que disse que ñ veio destruir a lei e os profetas,mas veio cumprir,foi consumado,o fim da lei é Cristo!Tudo se fez novo. Ele rasgou a cédula que era contra nós em suas ordenanças!!
Por isso que o julgo dele é suave e leve,porque o pesado, àquele que nem nossos pais puderam suportar (a lei) era extremamente pesado!A lei é Santa, e só um Santo, poderia cumprir,E por esse ato, somos justificados nele.Agora, se penso que devo cumprir alguma coisa q Ele já cumpriu, o exponho ao vitupério!!
Quando Jesus fala que não veio destruir a lei e os profetas, um deles,(profeta) é Moiséis, porque quando Moiséis descrevia a justiça que era pela lei, e que o homem que fizesse essas coisas, viveria por ela, só tinha esse meio de ser justificado, e a justiça que viria por meio de Jesus, estava guardada, oculta em mistérios! Até ao tempo da reforma .Então,se alguém quebrasse a lei de Moiséis, morreria sem compaixão, imagine quem fizer agravo ao Espírito da Graça?? O pior, dizer que está sobre maldição àquele q não der o dízimo, sendo que Jesus disse que foi consumado, pagou a divida, nos reconciliou c/ Deus! levou sobre ele as nossas maldiçòes...Havia uma ordenança a ser cumprida, e o homem que não pagasse o dízimo,roubava a Deus, e ficava sob maldição!!
Hoje, ser dizimista, não é garantia de prosperidade material,o que era antes, porque as janelas seriam abertas e derramar-se-iam bênçãos materiais.Hoje mesmo com as aflições, ele já nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais, não derrama isso aqui na terra!! Fica retido como galardões, como boas obras, as quais fomos preparados p/ cumprir com amor, porque contra o amor não há lei!! Não há uma regra p/ se amar,se não haveria uma lei p/ se cumprir!! Essa é a consciência q devemos ter, servi-lo por amor, contribuir por amor,liberalmente, conforme proposto no coração e não cumprir regras de porcentagem!!
Depois disso tudo, eu sei bem diferenciar lei cerimonial que Jesus cumpriu, porque em carne, ele veio cumprir essa lei, que era p/ os judeus!! Mas ao morrer, rasgou o véu,e de ambos os povos, fez um!!Oh glória!!Por esse motivo, que Paulo repreende a Pedro,Porque ele sendo judeu, e vivendo como gentil, queria fazer com q os gentis, vivessem como judeu!! E Paulo falou que Não havia dado esse mandamento(At 5) circuncisão e toda a lei! Isso foi decidido no Concílio de Jerusalém!
Bem, confesso que não conheço os pormenores da lei cerimonial,estudo mais o Novo Testamento,mas sei que ao nascer Judeu, ao 8 dia era feita a circuncisão,( 1 ato) e depois levava-se uma vida de regras impostas.(regras sobre regras, mandamentos sobre mandamentos) Que na cerimônia de purificação, havia o sacerdote, os levitas, àquelas roupas,candelabro....etc...etc...E que o dizimo fazia parte dessa cerimônia, devia ser dado aos levitas!!
Então, não deve ser imposto na nova lei, se querem contribuir, que seja por livre arbítrio, com a consciência que a obra precisa, e não usar meios e métodos que levem ao dizimista ao constrangimento!!!Deixai as ameaças!!! Não contender(Disputar, dirigir provocações, competir; disputar a primazia, influir, atacar...)
Porque hoje, temos que viver por fé, e não por metas a serem cumpridas.acreditando na providência Divina!
Depois disso tudo, se eu acho a palavra dizimo no N.T., eu não vou ficar confuso,pois já tenho a certeza que ele não deve ser mais imposto! Então vou meditar na palavra,e crer que o Espírito me mostrará, porque não devo confiar numa explicação baseada em vães filosofia, doutrina de homem. (Dessa maldição eu tenho medo:*maldito o homem que confia no homem* eu confio em Jesus!, que levou sobre ele, as minhas maldições!!)E também, a Bíblia me dá respaldo p/ ver que não devo mais ensinar sobre a lei q era p/ os judeus e todos os seus pormenores,genealogias(a quem deve ser entregue o dizimo) e tudo mais(1 Tm 1-1,Tt 3 -9. Por isso que tudo foi escrito p/ o nosso proveito!! E eu não vou tirar proveito disso? De ver que ninguém conseguiria, era muito difícil,pois tudo que nos é ordenado,é pesado! Agora, por amor, reconhecendo o sacrifício de Jesus, eu não preciso ser obrigada a nada, ou eu o amo,reconhecendo que ele deu a vida por nós e nós, devemos dar a vida pelos irmãos,ou nenhuma ordenança vai me fazer ver isso!! Foi isso que aconteceu com Ananias, satanás encheu o coração dele com a dúvida, o fez pensar que ele era obrigado, mas não era!! Porque o que ele tinha, era dele, ninguém o estava obrigando a nada(...conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder?...) Mas ele não entende o que era o fazer por amor!!!!
Olha que coisa linda que acontecia,na formação da igreja,depois que Jesus rasgou o véu,unindo os povos:
Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava (**exclusivamente**) sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum ninguém tinha falta de nada!!
Agora, se em Hebreus 7 tem a palavra dizimo, eu intendo que Deus não se contradiz! Percebo então que Melquisedeque, era tão importante que Abrão,( que já tinha as promessas) deu o dizimo de tudo! Mas Jesus se fez superior!! Tudo mudou, mas só o dizimo continua??
Deveria então ser !00%!! mas a superioridade de Jesus, não está em dinheiro(que é a raiz de todo MAL!)Na minha visão, é que: Melquisedeque, não tendo começo de dias e nem fim(não que Ele não tivesse, só não foi relatado) assemelhava-se com Jesus, Eterno. Também tenho muitas observações sobre essa passagem,mas vou me limitar só à esta!
Em MT 23-23, quando o dizimo é citado, Jesus não está a ensinar, e sim a repreender os fariseus, que eram hipócritas!! Porque se gabavam de cumprir a lei,(que foi dada por Móiseis) e já que era assim, deveriam continuar a dar o dizimo, mas não omitir o que é mais importante: *o juízo, a misericórdia e a fé*, que nada tem a ver com dinheiro!!!! Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?
Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a *JUSTIÇA*, e ames e andes humildemente com o teu Deus? E em Tt 3-5...também explica
Jesus também não poderia dizer q eles não deveriam mais dar dizimo,porque Jesus veio cumprir a lei,por isso que ele disse ao leproso : vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.Mas quando ele na cruz consumou, isso não é mais preciso!!!Oh glória!!!
O que Ele também quis dizer na passagem do fariseu e Publicano? Inclusive o dizimo é citado, mas não ensinado. E mostra que quem é justificado, é o que reconhece que é pecador, que não merece nada...se não ainda poderíamos fazer prova de Deus,e dizer: eu dou o dizimo, abre as janelas!! Mas não, tudo o que eu tenho, é sem merecimento!!
Toda vez que Jesus ensinava, e que as multidões se maravilhavam, não era citado o dizimo!!
pois ele já estava preparando os corações p/ o verdadeiro sentido do evangelho( o amor!!!)
Exemplos: MT 7 não foi citado o dizimo,... Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.( se a lei de fazer prova estivesse em vigor, ele diria: fazei prova e peça!
Nas bem-aventuranças Ele também não cita: Bem-aventurado àquele que dá o dizimo. Na oração do pai nosso, também não cita. MT 19 será que ele esta prometendo bens materiais???
Bem caso o dízimo tenha que ser praticado no N.T., em que categoria ele se encaixaria,porque sei que ele fazia parte da lei de Moiséis,como ela já foi cumprida em Jesus, como os que o defendem na nova aliança o definiriam no N.T.?
Já que não é uma ordenança(Cl 2-14) é rudimento,só quem citado é,como um dos principais(Hb 6) ñ é requisito p/ se conseguir a perfeição MT 19-21( o q por sinal quando Jesus pergunta ao jovem se ele cumpria os mandamentos, Jesus citou os 10 mandamentos(lei moral) .Ñ é bem-aventurança( Mt5).Também ñ é citado como requisito p/ ser obreiro e nem p/ quem deseja o episcopado,diaconato(Tm3-2 e 2-15)Ñ é tributo e nem censo MT 17-25,(porque se fosse,já estaríamos livres!)Ñ tem a ver c/ juízo,fé e misericórdia MT 23. se for sacrifício,oferta,holocausto, oblações, está dispensado,porque isso ñ agradou a Deus!.Se fosse esmola(justificaria, pois comparado com o que o dono do ouro e da prata tem,é, mas será que Deus precisa disso?Ele ñ veio ser servido!)e teria que ser dado c/ uma mão sem a oura saber!!Ñ é prioridade em mordomia,porque na mordomia, é um conjunto e serviços q prestamos!Não é caridade,oferta,ben eficiência...??porque isso, é 2 propormos!

**Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da **lei**; porque são coisas inúteis Tg 3-9,e para que então precisaríamos de saber como funciona todo o sistema sacerdotal,sobre as porcentagens ?...se for para praticar,não teria sentido!)Tudo foi escrito p/ o nosso proveito e não p/ ser praticado, pelo menos, as coisas da lei antiga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário